Cães & Cia - Destaques Caninos em Competições.

Cães & Cia 06/06/2017 - O Brasil conquistou o primeiro lugar da edição 2017 do Siegerschau argentino, a maior exposição de pastores alemães das Américas. Foi o macho IANK DI CAPELA BATTI. Ele concorreu com outros 41 exemplares de seu sexo na terceira categoria,  cuja a faixa etária vai de 12 a 18 meses de idade,  e foi escolhido o melhor entre eles pelo árbitro alemão Thomas Teubert. O evento é promovido anualmente pelo clube argentino de criadores del perro overejo alemán, desde 1934. Em 2017, ele ocorreu entre 20 e 23 de abril.  Somando-se os competidores das seis categorias,  contou com a presença de 621 pastores alemães,  de 11 países,  sendo que o Brasil concorreu com 19 exemplares da raça. Iank é filho de Axel Vom Haus Zuruck, e de Ursha Di Capela Batti, melhor fêmea da segunda categoria na Sieger CBPA 2014. Autor: Fabio Bense.

ESTÁTUA DE PASTOR ALEMÃO, no Parque do Ibirapuera - Sociedade Paulista de Pastor Alemão


Autor das fotos:
Companhia de Restauro

Motivo de sua criação:
     Segundo depoimento do ex-presidente da Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães, Thomaz A . C. Scott, a idéia da estátua teria surgido em outubro de 1959, numa reunião da entidade. Somente cerca de um ano depois, no entanto, propôs-se que fosse solicitada, ao prefeito municipal, a instalação de uma estátua em homenagem ao cão, locada preferencial no Parque do Ibirapuera. Na ocasião, José Rebellato, um dos associados da SPCPA e proprietário de uma fundição ofereceu o serviço “a preços especiais”. Como modelo foi utilizado o cão Niwo Daheim, de propriedade de Armando Wilson Scuracchio, antigo presidente da SPCPA. A autorização para a instalação da obra foi dada pelo prefeito em novembro de 1962. Há notícia de que os associados, depois de implantada a estátua, passaram a comemorar o 4 de outubro (dia dos animais) reunindo-se ao redor da obra.

Histórico da obra e/ou do autor:
Execução: Fundição Rebellato
Data de realização: entre 1960 e 1962
Origem da iniciativa: Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães (SPCPA)
Observações:
Dados técnicos:
peça – Bronze (altura: 0,87m; largura: 0,28m; profundidade: 1,23m)
pedestal – Alvenaria revestida de pedra mineira (altura: 1,10m; largura: 0,66; profundidade: 1,77m)
Informações existentes na obra:
placas:
1. Placa superior (0,32m X 0,22m), em bronze, face lateral direita do pedestal:
CÃO PASTOR ALEMÃO
INDÚSTRIA REBELATO
2. Placa central (0,17m X 0,07m), em bronze, face lateral direita do pedestal:
O NOSSO MELHOR AMIGO O CÃO - 13/10/1963
3. Placa inferior (0,31m X 0,19m), em bronze, face lateral direita do pedestal:
AO POVO DE SÃO PAULO, HOMENAGEM DA SOCIEDADE PAULISTA CÃES PASTORES ALEMÃES
13-10-1963
INAUGURADO PELO EXMO. SR. PREFEITO DO MUNICÍPIO
DR. FRANCISCO PRESTES MAIA

Referência: Livro Obra de Arte em Logradouros Públicos de São Paulo – Regional Vila Mariana (Ed. Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP / 1993)
Materiais:
Bronze 

Natureza:
Escultura, Estátua 

INFORMAÇÕES: MuBE Virtual

Sobre

O grupo PASTOR ALEMÃO PARÁ – BRASIL foi idealizado com o objetivo de, principalmente, unir criadores de Pastor Alemão, da região paraense, que queiram e tenham o princípio da preservação e aprimoramento dessa incrível raça. Saiba mais sobre o grupo clicando aqui.

Form. de Contato (Não Excluir)

Nome

E-mail *

Mensagem *